Cuidados básicos dicas MDB Filhote Saúde

10 passos para dar banho no seu bulldog em casa

Os itens que você irá precisar para dar banho no seu bulldog em casa e os passos a seguir.

Antes de o Rufus chegar, li que muitas famílias optavam por dar banho nos seus bulls em casa. E com receio de que não soubessem lidar com ele nos pets shop da vida, acabei fazendo o mesmo.

Na única experiência externa que tivemos, quando ele ainda era filhote, ficou com os olhos super irritados e por isso, nunca mais repeti. 
É verdade que dá um trabalhinho e depois fica uma boa leva de pelos para limpar, mas vale a pena.

Então, se você quer saber como dar banho no seu bulldog em casa, mas não sabe por onde começar, aqui vai um passo-a-passo que vai te ajudar 😉 

mdb_dicas

Monte seu kit banho

  • Shampoo
    O shampoo Jonhson’s baby tradicional é uma boa pedida. E por ser antialérgico, não causa coceiras e nem irrita os olhos. Como o Rufus tem dermatite alérgica, por recomendação veterinária, também usamos o dermatológico Allermyl Glyco da Virbac. Além disso, uso o sabonete líquido Protex Ômega 3 nas patas (evito passar no resto do corpo, porque resseca um pouco os pelos). Já testei também o excelente Empório Pet, mas nunca encontro para comprar 😦
  • Algodão
    Este é um item importantíssimo para evitar que entre água nos ouvidos do seu bull e que isso cause uma infecção indesejada! Se conseguir encontrar, prefira o algodão impermeável, ele impede a passagem da água.
  • Limpador de ouvido
    Eu uso o Phisio, por ser antialérgico. Mas tem muitas outras opções, pergunte ao seu veterinário qual ele recomenda.
  • Escova
    Como os bulldogs soltam muito pelo, você também vai precisar de uma boa escova. A melhor é, sem dúvidas,  a importada (e cara!) FURminator.
  • Toalha
    Antes usava toalhas de algodão, mas como meus pestinhas destruíram todas, hoje uso aquelas toalhas seca rápido, que são mais práticas para lavar e guardar e secam melhor.
  • Escova e pasta de dente
    O dia do banho é uma ótima oportunidade para escovar o dente do seu bull. Aqui em casa só o Joaquim deixa. Eu uso a pasta Dental Guard.
  • Guia unificada
    Se o seu bull for agitado, vai precisar de uma guia unificada (estilo enforcador) para controlá-lo. Eu uso essa aqui com o Rufus. O Joaquim é um príncipe e fica calminho, então não precisa de nada.
  • Secador
    Se o clima estiver frio, é preciso secar o pelo logo em seguida, já que a umidade pode causar fungos na pele. Mas… como estamos em um calor infernal de verão, deixe-o secar naturalmente.
  • Tatame/tapete antiderrapante
    Este não é um item mandatório, mas que ajuda a evitar escorregões, então eu coloco um ‘gominho’ do tatame deles no box e outro fora para a secagem. Facilita e evita fugas, rs.
  • Peticos/ração
    Sei que este pode parecer um item inusitado, mas, se o seu bull for tão agitado quanto o Rufus, é uma forma de distraí-lo e ter sua cooperação para colocar o algodão no ouvido, secar, etc.

Hora do banho

  • Passo 1
    Selecione o local do banho.
    Aqui em casa já testamos banho com balde/mangueira no quintal (eles odeiam!) e de chuveiro no banheiro. Hoje usamos a segunda opção, eles preferem a água corrente do chuveiro, pois se assustam com o volume da água de qualquer pote/balde. Se optar por usar o tapete antiderrapante, já pode colocá-lo no chão.
  • Passo 2
    Deixe a temperatura da água morna (aquela primeira opção depois da água fria no chuveiro), para evitar queimaduras e ressecamentos.
  • Passo 3
    Se precisar, use a guia unificada para levá-lo até o local do banho. Prenda-a para evitar fugas e para que possa ficar com as mãos livres. Eu uso a torneira para segurá-la.
  • Passo 4
    Coloque o algodão no ouvido para evitar que a água entre. Com o Rufus, é nessa hora que os petiscos entram em ação para distraí-lo.
  • Passo 5
    Molhe os pelos e passe o shampoo em todo o corpo, incluindo as patas e a cabeça. (Claro que eu sempre acabo ensopada junto com eles, mas isso é só um detalhe, rs)
    Massageie bem. Dê atenção especial para a região dos olhos e das dobras, não precisa ter medo, se escolher o shampoo certo, não vai arder nem irritar. Não precisa lavar duas vezes.
  • Passo 6
    Enxague. Cuidado com as orelhas, mesmo com a proteção do algodão é bom evitar jatos de água no interior delas. Garanta que todo o shampoo saiu, para evitar alergias e coceiras pós-banho.
  • Passo 7
    Seque bem com a toalha. Se o dia não estiver quente o suficiente para secar naturalmente, utilize o secador. Selecione uma temperatura morna, para evitar queimaduras.
    Muitos bulls têm medo do barulho, por isso, tenha paciência e tente ser o mais rápido possível. Com o Rufus, este é um outro momento que o uso de distração é essencial!
  • Passo 8
    Tire o algodão dos ouvidos. Com um algodão seco e o limpador, faça a limpeza do interior das orelhas. Mesmo sem banho, é bom realizar este passo uma vez por semana para evitar infecções e mal cheiro.
  • Passo 9
    Escove os dentes. Os movimentos são os mesmos de quando lavamos nossos dentes. Use sempre pasta pet e incetive-o a beber água em seguida. Este é outro passo que pode ser repetido semanalmente, independente do banho.
  • Passo 10
    Escove os pelos. Vão cair muuuuuuuitos. Mas a escovação vai evitar que eles caiam pela casa logo em seguida. Repita este passo semanalmente também. Ajuda bastante com a queda de pelos.
    Se quiser fazer um arremate final, pode passar óleo Jonhson’s, no pelo seco, para deixá-lo cheirozinho.

E qual a frequência ideal dos banhos?

Como todos sabem, bulldogs são muito propensos a problemas de pele, por isso, evite banhos semanais. Quando comecei a espaçar mais os banhos, as coceiras e crises de alergia do Rufus diminuíram consideravelmente, hoje, os banhos aqui em casa são a cada 3 semanas. A limpeza diária com lenço umedecido ajuda na manutenção até o próximo.

7 comentários em “10 passos para dar banho no seu bulldog em casa

  1. Oi ! Boa Tarde meu Bulldog francês está com 50 dias hj e passo lenço umedecido nele um dia sim um dia não tem problema não né tenho medo de banhar ele pq ele ainda não completou 2 meses ainda…

    Curtir

  2. Ganhei um gordinho tá com 2 meses. Amei as dicas😍 obrigada 💋

    Curtir

  3. Adoro seu site está me ajudando muito !! Obrigada

    Curtir

  4. Boa tarde ! Sou mãe do Apólo um bull ingles de 7 meses ele está com dermatite estou usando terra cortril spray e está sendo ótimo ! A veterinária me indicou o shampoo cloresten porém não está ajudando muito ! Esse que vc usa anti alérgico tem dele de várias cores qual deles você usa ? Pois o meu da muita dermatite direto ! Não sei mais o q fazer pois moro em apartamento cuido dele direitinho ! Banho seco com secador lindo os olhinhos com água bóricada faço tudo certo e ele continua dando dermatite ? Pode me passar qual shampoo exato q vc usa !

    Curtir

  5. Acabei de comprar um Bull Albino e estou aprendendo muito com as dica. Vlw

    Curtir

  6. MUITO LEGAL!!!! PARABÉNS!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: