Acessórios Comportamento Cuidados básicos Filhote Primeira viagem

8 dicas para treinar seu filhote de bulldog a fazer o nº 1 e o nº2 no lugar certo

8 dicas para treinar seu filhote de bulldog inglês a fazer xixi no lugar certo, usando tapete higiênico

Treinar o filhote para fazer o número 1 e o número 2 no lugar certo é um tópico que deixa muita gente preocupada.

E não é por menos, casa suja e fedida é dureza. No meu caso, além de jornal não ter funcionado, optei pelo tapete higiênico por poder ser usado mais de uma vez e não deixar o xixi em contato direto com o piso. Se você também escolher este caminho, prepare-se, ele será outro item constante na sua lista de compras.

Aqui em casa posso dizer que o processo não foi traumático, as palavras-chave para treinar seu bebê são: ROTINA e PACIÊNCIA. Ele não vai acertar logo de cara e você precisa se conformar com isso. Sim, você irá limpar o chão muuuuuitas e muuuuitas vezes. Mas ele aprende!

Aqui vão 8 dicas para treinar seu filhote usando tapete higiênico (sem traumas) e boa sorte!

mdb_dicas

1- USE O CHEIRO A SEU FAVOR
Escolha um tapetinho que tenha cheiro, como os cães são muito orientados pelo olfato, isso pode ajudar o aprendizado por associação – veja aqui o que uso.

2- LONGE DA COMIDA
Como todos já devem ter lido, é preciso escolher um local para colocar o tapetinho longe de onde ele se alimenta. Os cães não gostam de fazer suas necessidades no mesmo lugar que comem (quem gosta, não é mesmo?)

3- LUGAR FIXO
Tire todos tapetes da casa e não fique testando diferentes lugares, a ideia é aprender por repetição. Escolha um local fixo e persista com ele. O filhote precisa se acostumar que aquele determinado ponto da casa é onde deve usar.

4- O CORPO FALA
Observe o comportamento que indica que ele está prestes a fazer o nº1 ou nº2. O Rufus, por exemplo, começa a cheirar tudo com mais afinco e para o nº2 fica rodando ao redor de si mesmo. E então leve-o até o tapete higiênico para se aliviar.

5- PIPI STOP NOTURNO
Assim como as crianças, no começo, o filhote não consegue controlar o xixi durante a noite, e é quando acidentes com a cama e as cobertinhas podem acontecer. Antes de dormir, leve-o ao tapetinho. E de madrugada, se conseguir, também!
Como sempre acordo, para mim isso acabou acontecendo naturalmente, e  com o tempo, por associação, o Rufus me via levantar para ir ao banheiro e já corria para o tapetinho.

6- ACERTOU? FAÇA FESTA!
O reforço positivo neste caso é uma boa também. Quando seu filhote acertar, elogie, faça um carinho ou dê um petisco (eu prefiro sempre os dois primeiros para evitar ganho de peso desnecessário).

7- ERROU? RESPIRE FUNDO!
Quando ele errar, respire! Se pegar no ato, leve-o até o tapetinho. Se não pegar, desencane. Ele não vai entender a bronca.Tire-o o do ambiente e limpe sem que ele veja.

8- KEEP CALM E NÃO DESISTA!
Não está dando certo? Persista! Bulldogs são cães muito espertos, pode demorar, mas ele vai aprender!

Ih, não funcionou!
Durante o processo, tiveram coisas que não funcionaram com o Rufus, como cada cão é único, pode ser que funcione com seu filhote. Teste!

– Educadores sanitários (Pipi Dog e afins) #fail
Ele não conseguiu associar estes cheiros a nada.
– Sanitário de plástico #fail
Também não rolou, por conta do peso do Rufinho, acabava escorregando quando ele tentava subir, o que fazia com que se afastasse imediatamente.

20 comentários em “8 dicas para treinar seu filhote de bulldog a fazer o nº 1 e o nº2 no lugar certo

  1. Ah minha bull de 5 meses destroí tapetes higiénicos. Optei por jornal apesar dela fazer uma bagunça com os papéis tem dado certo. Porém quero treina-la com o pipi dog porque a tinta dos jornais suja muito.

    Curtir

  2. Oiii
    Meu pequeno está com 3 meses aprendeu rapidinho a fazer o numero 1 e 2 no lugar certo, mas esta comendo todo o tapete higiênico quando agente saiu de perto dele
    Acontece com alguém?
    O que vcs fizeram?

    Curtir

  3. Oi, temos uma filhotinha de 2meses que esta ha uma semana conosco. Ela fica em um unico comodo e logo nos primeiros dias aprendeu a fazer xixi e coco no tapete, mas ai ela começou a comer o tapete e colocamos a gradinha com o tapete dentro. Depois disso, ela nao quer mais fazer no lugar e chora para sair do comodo quando quer fazer as necessidades ou entao faz fora da gradinha , na caminha… O que fazer? Devo retornar para o tapete? Tenho medo de quando ficar sozinha come-lo todo.

    Curtir

  4. Oi , tudo bem ?
    O meu pequeno bolonhesa chegou sexta! Domingo foi um dia de vitória , mas na madruga de doming pra segunda ele errou o lugar e de manhã fez na caminha. Outra coisa que tenho notado é que ele gosta de dormir no tapetinho higiênico. Você passou por isso ?

    Curtir

  5. Esse não rolou aqui. O Rufus escorregou uma vez e nunca mais quis subir hahaha Preciso doar o que comprei! Beijos

    Curtir

  6. Para nós o que funcionou foi aquele suporte plástico que colocamos jornal ou tapete higiênico dentro.. é muito pratico super indico.

    Curtir

  7. Eles aprendem rápido! O Rufus também ficava em um único cômodo no início. O Joaquim já veio grande e com hábitos de quem ficava só no quintal, mas aprendeu rápido também, copiando o irmão 😉

    Curtir

  8. Um fator que achei muuuuuito importante no treinamento do Iron foi LIMITAR o espaço dele neste período. Só até ele se acostumar…. Com quinze dias ele já estava craque! Hj já tem um aninho e não erra o tapetinho dele ! Um cão perfeito! kkk

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oi, Taisa. Assim que o Joaquim chegou começamos o treino com o tapete e ele se adaptou rapidamente. Além de seguir os 8 passos que comento neste post, um fator importante foi a influência do irmão. Como o Joaquim copia TUDO o que o Rufus faz, ele logo aprendeu a usar só o tapete. Eles fazem filinha para usar. Uma comédia. Persista com o treino e tenha paciência, funciona! Boa sorte com seu Joaquim. Bjus!

    Curtir

  10. Com o Joaquim que ha chegou maior,você colocou ele no taoetinhi ou não deu certo? Pois tenho um Joaquim tbm de 2 anos ja colocamos tapetinho higiênico em toda casa e nada resolve,não sei mais o que fazer 😢

    Curtido por 1 pessoa

  11. Pingback: Castrar ou não castrar seu bulldog? Eis a questão! – Mãe de Bulldog Inglês

  12. Oi, Rodolfo.
    Um lugar fixo é o melhor mesmo! Vai dar certo sim. Tenha paciência e insista! Os primeiros dias serão mais difíceis… Vai me contando… 😉

    Curtir

  13. Oi Carol. Comecei com o Herbalvet T A hj. Vc está certa temos q adestrar todos. Vai ser difícil pq o macho tem 8 anos e as fêmeas 2 e 4 anos. Minha esperança é tentar deixar apenas um canto do quintal com os odores para ver se eles fazem as necessidades apenas lá. Será q dá certo?

    Curtido por 1 pessoa

  14. Oi, Rodolfo. Então, esse cheiro de xixi dos outros cachorros pode estar atrapalhando e MUITO que sua bull aprenda aprenda o lugar correto. Li uma reportagem que os cães até conseguem ver os vestígios de xixi que ficam. Primeira coisa, cuidado com os produtos que usa na limpeza, porque os bulls são super sensíveis e eles podem ter alergia. Aqui em casa aconteceu por conta da água sanitária. Eu uso o HerbalVet T.A e álcool agora. O Rufus odeia álcool! Então nem se aproxima enquanto o cheiro não sai. Segunda coisa, os Shih Tzu vão ter que ser treinados também! Um cão segue o outro. Jornal não rolou aqui em casa. Eu uso tapete higiênico, dá uma lida no post e tenta seguir os passos para todos. Boa sorte!

    Curtir

  15. Tenho 3 shit-zus mal criados pela minha esposa. Comprei a duas semanas uma olde english bulldogge brasileiro e tá muito difícil ensiná-lá. Primeiro pq tem cheiro de urina e coco na área externa em diversos cantos, até comprei um desinfetante especial para tentar melhorar isso, a área é grande e qdo ela fica presa justamente para ver se acostuma com o jornal ela não faz nada. Tem alguma dica valiosa q eu possa aplicar?

    Curtido por 1 pessoa

  16. Oi, Ricardo. Destruir o tapete em casa rola por pura pirraça e com o tempo isso diminui bastante. Minha dica é consistência. Tente escolher o lugar e não mudar… Dá uma olhada na lista deste post… foi asssim que consegui aqui. Boa sorte e mande notícias!

    Curtir

  17. Oi! Estou tendo problemas com um filhote de 3 meses pq ele agora insiste em destruir o tapete higiênico. Já tentei a bandeja com o tapete dentro, sem a cobertura… Não funcionou.
    Daí resolvi mudar o lugar (deixar a área externa pra esses fins) e retirar o tapetinho e a sujeira piorou. Nem o spray do “pipi não” funciona.
    Alguma dica q possa ajudar?

    Curtido por 1 pessoa

  18. Pingback: O filhote chegou, e agora? – PARTE 1 – Mãe de Bulldog

  19. Olá, Eduarda! Que legal, ela é super novinha e pegou rápido, hein! Eu tinha vontade de cobrir a casa toda de tapete, mas quanto menos opções mais fácil. Tirar aos poucos é uma ótima pedida mesmo, afinal é tudo novo para eles e precisam de uma forcinha! Adorei saber que curte os posts, estou tentando ser mais frequente, mas a vida está corrida. Um beijo para Eva!

    Curtir

  20. Boa tarde!! Tenho uma Filha de 2 meses e meio, Eva. Esta fazendo tudo no lugar certinho, mas coloco o tapete em dois lugares…
    Quando ficar com 3 meses vou adapta-la a ir só em um lugar!!

    Adoro seus posts, faça mais vezes, porque precisamos!!

    Um beijao, lambeijos.

    Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: